sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A 91 - KBP - RUSSO


A A-91 é uma espingarda de assalto desenvolvida pela empresa russa KBP. Esta arma pode incorporar um lançador de granadas de 40 mm, o qual é montado sob o cano. É uma arma similar á OC-14 uma também espingarda de assalto russa.


A A-91 é uma espingarda de assalto russa, também construida como modelo 'bullpup'. Também chamada A-91M, foi desenhada pela empresa KBP(Instrument Design Bureau) e construida pela fábrica de armas TULA. Esta fábrica foi fundada pelo Czar Pedro o Grande em 1712, e é agora uma companhia localizada na cidade russa de Tula.


A A-91 foi desenhada como uma variante da 9A-91, uma espingarga compacta de assalto - uma das mais pequenas espingardas de assalto a serem construidas. A 9A-91 dispara calibres 9 x 30 mm, SP-6 e PAB-9 a uma velocidade perto da do som. Também pode incorporar um silenciador e tem um alcance efectivo de 400 metros. A-91 tornou-se numa arma que inspirou outras armas, sendo a mais notável a espingarda de franco-atirador(sniper) referida como VSK-94.

Esta espingarda de assalto partilha muito das suas características com 9A-91, incluindo o standard funcionamento a gás, e a acção de rotaçao usada na amaioria das modernas espingardas de assalto.

A A-91 tem uma entra de cartucheira em polímero e assim como um sistema de ejecção para a frente. Neste sistema, a ejecção e realizada através de uma porta , a qual está localizada sobre o gatilho da arma. Assim fica resolvido o problema dos cartuchos que podem bater na face do atirador. Nem o atirador é afectado pelos gases propulsores, sendo estes explidos pelo mesmo mecanismo. O sistema de ejecção para a frente também torna a A-91 uma espingarda de assalto ambidextra genuína.

Foi fabricada inicialmente para receber o calibre 7.62 X 39, para suportar a cartucheira convencional da AK. Contudo, a A-91 'bullpup está configurada para disparar munição NATO 5.56 x 45 e cartucheiras de 30 balas.

Sob o cano da A-91, pode ser integrado um lançador de granadas de 40 mm. No modelo protótipo inicial 7.62 mm de 1990, este lançador de granadas estava localizadao no topo do cano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário