quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Lendas e Histórias do mês de Agosto

 Existem várias lendas e superstições associadas ao mês de agosto em diferentes culturas ao redor do mundo. Aqui estão algumas delas:


  1. 1 - Origem do nome "Agosto": O nome "Agosto" vem do latim "Augustus", que foi um título honorífico dado a Otaviano (Gaius Octavius Thurinus), o primeiro imperador romano. O mês de agosto recebeu esse nome em sua homenagem, pois foi o mês em que ele se tornou imperador.


  2. 2 - "Cão de São Bartolomeu": Uma antiga lenda popular da França diz que durante o mês de agosto, a constelação de Orion aparece no céu à meia-noite com a forma de um cão que parece perseguir a constelação de Lepus, o coelho. Essa lenda está relacionada ao ditado francês "Canicule de Saint-Bartélémy", que se refere a um período de calor extremo que geralmente ocorre em agosto.


  3. 3 - "Chuva de São Lourenço"(imagem da ilustração é de São Lourenço): Na tradição cristã, a noite de 10 para 11 de agosto é conhecida como "Noite de São Lourenço". Segundo a lenda, nessa noite ocorre uma chuva de meteoros, conhecida como "Lágrimas de São Lourenço". Diz-se que São Lourenço, um mártir cristão, foi queimado vivo em uma grelha, e as estrelas cadentes representam as lágrimas derramadas por ele.


  4. 4 - Superstições: Em algumas culturas, agosto é considerado um mês de azar. Há a crença de que casar em agosto traz má sorte e que é um período propício para acidentes e eventos desfavoráveis. Essa superstição é especialmente forte em países de língua inglesa e recebeu o nome de "mês de agosto maldito".

NO BRASIL

A crença de mês azarado, comum entre pessoas do interior, pode parecer ingênua, mas atire a primeira pedra quem nunca escutou dizer que sexta-feira 13 de agosto é o dia mais agourento do ano. A superstição de mês azarado encontra eco em vários países. Não é à toa que se diz: agosto é o mês do desgosto. Se para muitos o dito popular é apenas rima, alguns torcem o nariz quando o oitavo mês do ano chega. Pelo sim pelo não, os supersticiosos não dispensam amuletos e rituais para espantar o azar do mês do mau agouro. Afinal, como dizem nossos hermanosYo no creo em las bruxas, pero que las hay, hay.

Crendices à parte, alguns fenômenos da natureza explicam muita coisa. Agosto é conhecido como mês do cachorro louco. Nesse mês, é comum os cães e outros animais como gatos, cavalos, bois e morcegos pegarem raiva. Este é realmente um período onde a doença pode se espalhar mais facilmente, por causa da maior quantidade de cadelas e outras fêmeas no cio. Na disputa os machos acabam brigando, aumentando, assim, as chances de transmissão da doença. Outros ingredientes ainda se acumulam para dar fama de azar a agosto. “No Brasil, é um tempo de muito vento invernal, muitos nevoeiros nas estradas e conseqüentes desastres rodoviários. Também por ser inverno, as árvores não ostentam belas folhagens. E por ser tempo de entressafra, os animais dão menos leite, o que só faz aumentar a fama do mês. É,igualmente, um período com propensão para doenças respiratórias” explica Carlos Felipe. Isso sem contar as queimadas, comuns por causa do tempo seco e facilmente espalhadas por causa do vento forte.

Aniversariantes Famosos de Agosto:

  1. Barack Obama - Ex-presidente dos Estados Unidos (4 de agosto)

  2. Madonna - Cantora e atriz (16 de agosto)

  3. Robert De Niro - Ator (17 de agosto)

  4. Coco Chanel - Designer de moda (19 de agosto)

  5. Bill Clinton - Ex-presidente dos Estados Unidos (19 de agosto)

  6. Paula Toller - Ex vocalista da banda Kid Abelha

  7. Paulo Coelho - Escritor (24 de agosto)

  8. Michael Jackson - Cantor e dançarino (29 de agosto)

  9. Richard Gere - Ator (31 de agosto)

Essas são apenas algumas das muitas lendas e superstições associadas ao mês de agosto, assim como alguns nomes famosos que fazem aniversário durante esse período. As crenças e histórias variam conforme a cultura e tradição de cada região, tornando o mês de agosto um período interessante e repleto de significados diferentes para diferentes povos.


OBS.: AGORA NÃO PODEMOS NEGAR QUE NO MÊS DE AGOSTO NASCERAM MUITA GENTE DE SUCESSO.