segunda-feira, 11 de maio de 2009

MISSÃO DO TÁTICO DE MOTOS


A principal missão do TÁTICO DE MOTOS do 1° BPM de Campo Grande - MS é a preservação da ordem publica.

Devido à grande mobilidade das motocicletas, conseguimos nos fazer presentes com rapidez em diversos pontos da cidade, com isso a ostensividade se torna mais evidente o que inibe a ação dos marginais nas mais diversas praticas de delitos. Todavia, ainda podem acontecer ações criminosas e quando isso acontece, o deslocamento rápido e o grande empenho dos policiais com destreza e treinamento, conseguimos chegar muito rápido ao local do delito, dando uma resposta imediata a vitima (cidadão) e em muitos casos com o desfecho positivo da prisão dos autores da pratica delituosa e recuperação do que foi subtraído.

Outra forma de ação deste grupamento são as abordagens que são realizadas durante todo o período de trabalho, fazendo com que a presença do estado seja sentida pelo cidadão que se sente protegido e pelo marginal que deixa de praticar atos delituosos, uma vez que se o fizer acabará preso.

Não são raras as vezes que o cidadão vem até nós agradecer a presença e enaltecer o trabalho do grupamento como a Dona Sebastiana do Coophavilla, que diz: "depois que vocês começaram a vir aqui acabou a bagunça meu filho, a gente tinha medo de andar nas ruas, agora fico mais tranqüila"; fato este que faz com que nos sentimos a mais motivados a fazer o melhor de nós para trazermos tranqüilidade às ruas.

Outra ação do Pelotão e dar apoio as viaturas de Radio Patrulha, que às vezes por estarem com dois ou três componentes na viatura precisam de apoio em abordagens onde há uma superioridade numérica de quem vai ser abordado, fato que acaba colocando em risco a segurança da Guarnição, a rapidez com que as motos se deslocam torna possível esse apoio rápido, o que faz com que o trabalho operacional fique otimizado.
O tático de motos também realiza escoltas com estrema destreza, pois todos os motociclistas do grupamento têm o curso de motociclista militar e de batedor, serviço esse realizado obedecendo todas as normas de segurança pra esse tipo de serviço.

O pelotão tático de motos acaba sendo um trunfo da segurança pública uma vez que consegue oferecer um excelente serviço ao cidadão, podendo agir em praticamente todo tipo de evento, dentro da própria área de atuação ou em outra área, como eventos de vulto que ocorrem no interior, como PORTO MURTINHO ONLY HARLEY, PANTANETA, MOTOROAD, FESTA DO PEIXE, EXPOSIÇÕES AGROPECOARIAS, e inúmeros outros eventos, onde se clama a presença do estado como segurança publica e que é muito bem representada pelo pelos motociclistas.

Vale salientar que todo esse trabalho é acompanhado de perto de forma que nenhuma ação seja apontada como irregular, desta forma evitando macular o nome da corporação, fato que se deve também ao alto grau de profissionalismo dos policiais, motivação pessoal, reconhecimento dos superiores e a responsabilidade do bom serviço prestado.

O PELOTÃO TÁTICO DE MOTOS DO 1° BPM tem apresentado um índice muito bom de aproveitamento, o que reflete na queda acentuada na quantidade de delitos praticada na área de atuação deste grupo. E possível ver no rosto de cada policial o prazer em bem cumprir a missão, seja ela qual for, desde dar apoio a uma viatura operacional até a prisão de elementos que tiram a tranqüilidade do cidadão.
De janeiro até agora foram abordadas pelo grupamento 11705 pessoas, 575 veículos quatro rodas, 3068 veículos duas rodas, 236 ônibus vistoriados, 27 comércios onde 12 desses foram fechados por algum tipo de irregularidade, 23 veículos foram removidos, 08 CNHs recolhidas, 20 CLAs recolhidos, 01 motocicleta foi recuperada, 07 armas foram apreendidas, foi confeccionado 69 autos de infração, houve 01 apreensão de entorpecente, aconteceu 24 prisões, 08 cumprimento de mandado de prisão, 09 adolescentes apreendidos, 09 flagrantes e 01 recaptura.

6 comentários:

  1. esse pelotao moto é o melhor da capital, sem duvida!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai, e aqueles que queiram se juntar a nós sejam bem vindos!!!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por um dia ter particpado dessa familia, que Deus ilumine e abençoe a cada um de vocês e os proteja em combate, para que na hora dos nossos inimigo perceberem a ação dos nossos policias, que ja sejam tarde de mais para eles, "BRASIL ACIMA DE TUDO
    ABAIXO DE DEUS"

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em ver um Oficial que foi meu Cmt por 5 anos, frente a um grupamento tão importante quanto o "Tatico de Motos", vcs estão de parabéns e com certeza com um comando que acima de tudo é companheiro para o que der e vier.
    Ten PM Oscar.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Oscar, obrigado pelo reconhecimento, e a cada dia procuro aprimorar ainda mais a pratica da camaradagem, o que não é dificil quando se comanda homens livres.

    ResponderExcluir
  6. Parabèns ao Comandante e todo efetivo, pelo Blog e acima de tudo, por estarem à frente deste lendário Pel Motos, que quando passa, pelo barulho que faz suas motos, que dispostas e alinhadas, causa arrepios de medo (A infratores da Lei), e em outros, de emoção, pois sempre agiram dentro da lei,diurtunamente, com coragem, eficácia e determinação, sendo responsáveis, por inúmeras prisões, tornando-se o PELOTÃO MOTOS, uma LENDA em nossa História, com estes bravos, sem medirem o perigo que correm, pois não estão protegidos, sendo alvos de desatentos condutores de veículos e infratores da lei, aceleram suas máquinas, em pról de nossa comunidade, transpassando estas barreiras, cumprindo suas missões com honra, e conseguindo manter esta valorosa equipe com os mesmos princípio e conquistas do passado, causando orgulho em toda PMMS e população deste nobre Estado de Mato Grosso do Sul, estado do Pantanal. Valeu, Bravos guerreiros. Parabéns.

    A LUTA CONTINUA, E ESTÃO EM VOSSAS MÃOS. ACELEREM. BRAVOS.

    1° Sgt PM Guedes (1° BPM/3° Cia/2° Pel)

    25 DE JUNHO DE 2009 13:18
    ESTAÇÃO RODOVIÁRIA

    ResponderExcluir